top of page

Z-Weekly - 04/06/2024

Bom dia, pessoal!


Nova edição do Z-Weekly está disponível! Sua dose semanal de conhecimento sobre o que acontece no Mercado!


Brasil:

  • Ibovespa caiu 1,91%, na última semana.

  • Devido à reforma tributária, um dos tributos de menor conhecimento, o ITCMD, ganhou destaque recentemente devido a algumas alterações nas suas regras. Trata-se de um tributo estadual que incide sobre a transferências de bens (móveis e imóveis) e direitos por herança em caso de falecimento ou doações. Com a reforma, torna-se obrigatória a incidência progressiva do imposto, até o limite de 8%, outra alteração se deve ao local de recolhimento do imposto, antes o ITCMD é pago onde se processava o inventário, agora passará a ser cobrado onde residia o falecido.

  • De acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (4), o PIB brasileiro cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, o desempenho representa uma retomada. Em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o PIB cresceu 2,3%.

Mundo:

  • S&P 500 caiu 0,63%, na última semana.

  • De acordo com uma investigação do Ministério dos Transportes do Japão, Toyota, Honda, Suzuki, Mazda e Yamaha estão entre as montadoras japonesas que teriam burlados testes de certificação de seus veículos, proporcionando consequências negativas ao segmento. O escândalo emergente é “extremamente lamentável”, disse Ken Saito, ministro da Economia, Comércio e Indústria, durante uma conferência de imprensa em Tóquio, acrescentando que a agência está a investigar o impacto sobre os fornecedores e responderá adequadamente.

  • Dólar subiu 2,39%, em relação ao real.

  • O Bitcoin USD subiu 6,25%.


Relatório Focus: resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira.

Comments


bottom of page