top of page

Z-Weekly - 25/07/2023

Boa tarde, querido leitor!


Nova edição do Z-Weekly está disponível! Sua dose semanal de conhecimento sobre o que acontece no Mercado!


Brasil:

  • Ibovespa subiu 1,47%, na última semana.

  • Na última sexta-feira (21) a Secretaria do Tesouro Nacional, informou que, em junho, a dívida pública brasileira cresceu 2,95% e atingiu o valor de R$ 6,19 trilhões. Para quem não sabe, a dívida pública federal é responsável por financiar o déficit orçamentário do governo, ou seja, pagar as despesas que o governo não foi capaz de pagar com as arrecadações de impostos e contribuições.

  • Hoje, 25, foi divulgado o IPCA-15, último dado sobre a inflação antes da próxima reunião do COPOM. Os resultados abaixo do esperado corroboram com a ideia de que o COPOM provavelmente deve reduzir a taxa de juros. Devido à diminuição da inflação, não existe motivo pelo qual manter a taxa de juros tão alta, tendo em vista que a taxa serve, entre outros motivos, como uma maneira de controlar a inflação.

Mundo:

  • S&P 500 apresentou crescimento de 0,30%, na última semana.

  • A próxima reunião do Federal Reserve (FED), banco central americano, acontece amanhã, 26. A expectativa é de que a taxa de juros americana vai aumentar, novamente. Por se tratar da maior potência econômica do mundo, variações na sua taxa de juros impactam diretamente em investimentos de diversos países, inclusive o Brasil. O principal impacto ocorre diretamente na variação no valor do dólar, que afeta o preço das commodities que movimentam o mercado brasileiro.

  • Dólar caiu em aproximadamente 0,57%, em relação ao real.






Relatório Focus, resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira.


Citação da Semana:


"Aquele que tem um motivo para viver pode suportar quase qualquer coisa."

- Nietzsche



Comentarios


bottom of page