Bom dia, pessoal!
Nova edição do Z-Weekly está disponível! Sua dose semanal de conhecimento sobre o que acontece no Mercado!
Brasil:
Ibovespa caiu 2,80%, na última semana.
Como mostrado no Boletim Focus (tabela abaixo), pela terceira semana seguida, a estimativa do mercado para a inflação, subiu. A meta de inflação definida pelo Comitê de Política Monetária é de 3%, o que coloca a estimativa fora do objetivo, porém, caso fique entre 1,5% e 4,5%, a meta é dita como cumprida. Um agravante a esse cenário é a manutenção esperada do PIB, o que mostra um aumento dos preços sem ser acompanhado por um crescimento na riqueza gerada.
Divulgada nesta quarta-feira (29), taxa de desemprego foi de 7,5% no trimestre que terminou em abril. Esse número é muito semelhante ao do trimestre antecedente, 7,6%, mas mostra um grande avanço do mesmo período no ano passado, 8,5%.
Mundo:
S&P 500 permaneceu igual, na última semana.
Em uma entrevista ao Financial Times, o economista-chefe do Banco Central Europeu, Philip Lane, deu sinal claro que um corte na taxa de juros europeia é muito provável na próxima semana, tornando o BCE o primeiro dos principais bancos centrais a cortar juros. O principal motivo citado por Lane é a diminuição da inflação na zona do euro.
Dólar subiu 1,22%, em relação ao real.
O Bitcoin USD caiu 4,00%.
Relatório Focus: resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira.