Boa tarde, pessoal!
Nova edição do Z-Weekly está disponível! Sua dose semanal de conhecimento sobre o que acontece no Mercado!
Brasil:
Ibovespa subiu 0,48%, na última semana.
De acordo com um levantamento da Austin Rating, o Brasil pode vir a reintegrar o grupo das 10 maiores economias mundiais ainda em 2023. Utilizando como base as projeções do FMI, que apontam para um crescimento de 2,1% da economia até o final do ano e a quebra positiva de expectativa do crescimento do PIB, que era de 0,3%, mas, de acordo com o IBGE, foi de 0,9%. Caso não haja nenhuma alteração impactante no cenário econômico internacional, há grandes chances de o Brasil voltar a fazer parte deste grupo.
De acordo com dados divulgados pela B3, agosto foi o mês em que houve a maior saída de capital estrangeiro desde março de 2020, começo da pandemia no país. Tal fato, dialoga com o fechamento de 13 dias seguidos com queda no Ibovespa, o principal motivo pela alta do dólar e queda do índice foi a fuga de capital estrangeiro do Brasil.
Mundo:
S&P 500 apresentou crescimento de 1,86%, na última semana.
Na última sexta-feira (01), o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou os resultados do emprego. Em agosto, a economia dos Estados Unidos criou 187 mil empregos, acima do esperado pelo mercado, a expectativa era de 170 mil. Porém, a taxa de desemprego aumento de 3,5% em julho para 3,8%, acima do esperado pelo mercado, que era de 3,5%.
Dólar subiu em aproximadamente 1,52%, em relação ao real.
O Bitcoin USD caiu 1,16%.
Relatório Focus: resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira.
Citação da Semana:
"Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar"
- Friedrich Nietzsche