top of page

Z-Weekly - 26/09/2023

Boa tarde, pessoal!


Nova edição do Z-Weekly está disponível! Sua dose semanal de conhecimento sobre o que acontece no Mercado!


Brasil:

  • Ibovespa caiu 1,78%, na última semana.

  • Na última quarta-feira (20), saiu a decisão do Copom onde foi estabelecida a redução em 0,5 ponto percentual da taxa Selic, que agora passa a ser de 12,75%. Outro fator que chamou a atenção do mercado foi o comunicado, que sinaliza uma grande possibilidade de nova redução na taxa de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária.

  • Por que mesmo com a queda da Selic o Ibovespa fechou em baixa? Normalmente a bolsa sobe após a diminuição da taxa de juros, mas a decisão do FED foi de extrema importância para que esse “padrão” fosse quebrado. Seu comunicado apresentou uma linguagem forte e sinalizou com uma perspectiva de um novo avanço na taxa, esse ano, estipulando outra alta de 25 pontos-base e sem perspectiva de queda durante 2024. Dessa forma, como as duas decisões acabaram por sair praticamente juntas, a decisão do FED causou um grande impacto no mercado e acabou por alterar a reação padrão do Ibovespa em momentos de redução da Selic.

Mundo:

  • S&P 500 apresentou decrescimento de 3,00%, na última semana.

  • Na última quarta-feira (20), saiu a decisão do FOMC, basicamente o COPOM americano, que manteve a taxa básica de juros americana entre 5,25% e 5,5%. O que mais chamou atenção foi o comunicado que acompanhou a decisão, nele é dito que existe uma grande possibilidade de aumento da taxa de para o próximo encontro e a perspectiva para 2024 é de manutenção ou aumento da taxa.

  • Dólar subiu em aproximadamente 1,66%, em relação ao real.

  • O Bitcoin USD caiu 0,70%.


Relatório Focus: resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira.


Citação da Semana:

"Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo."

- Platão.

Commenti


bottom of page